www.arcvarzea.maisbarcelos.pt
Quem somos e onde estamos

 
 
 
Patrocinador das Equipas da ARC da Várzea 
 

 

Clique na imagem   

Saiba as próximas actividades visitando a nossa Agenda.

 

     FUTEBOL JÚNIOR

ÉPOCA 2009/10 

arcvárzea

 

FUTEBOL FORMAÇÃO

ÉPOCA 2009/10  

arcvárzea

Escola 

 

Para saber os resultados de cada equipa durante a ÉPOCA 2009/10, clique sobre os links para seguir todos os jogos, resultados e classificações da equipa que pretende ao longo da  presente época.

 

 

Click for Viana Do Castelo, Portugal Forecast

 

 

Total de visitas

desde 04/02/2007

 

Site Meter



 
Imprimir esta página

 Página aberta

 

Terra de Romeiros e Futebol

Imagem de satélite
Imagem de satélite em que podemos ver a freguesia de São Bento da Várzea, o campo de futebol e as instalações da A.R.C da Várzea, tendo à sua direita uma parte da freguesia de Airó e ao fundo para a esquerda a freguesia de Gamil.

 

A freguesia de S. Bento da Várzea é conhecida como uma terra de romeiros e romarias, geograficamente situada bem no centro do concelho de Barcelos. A freguesia é atravessada pelo Rio Covo (afluente do Cávado) e confronta com as freguesias de Midões, Gamil, Rio Covo Santa Eugénia, Adães e Airó. Dista cerca de 5km de Barcelos, A freguesia está dividida em 14 lugares; Cachada, Carrasqueira, Crujães, Estrada, Gandra, Igreja, Junqueira, Martim, Meio Mundo, Nodeiros, Perrelo, Ponte Nova, Regato e Torgas. Entretanto, já foi implantado um projecto toponímico com cerca de cinquenta novos arruamentos. Para além disso, a Várzea encontra-se numa fase de crescimen­to populacional com o aumento de construção de novos fogos. Neste contexto a criação de locais, estruturas e associações que dinamizem os habitantes da Várzea é essencial.

 

Entre as principais associações da  freguesia está a  Associação Recreativa e Cultural da Várzea. Nascida em 1977, só a partir de 1998 é que começou verdadeiramente a afirmar-se. Dedica-se essencialmente ao futebol, com duas equipas de seniores (masculinos e femininos) em competição. A equipa masculina integra a 1ª Divisão do Campeonato Popular do concelho de Barcelos e a equipa feminina participa actualmente no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ao nível das camadas jovens foi iniciado em 2006, um projecto que visa possibilitar condições para a A.R.C. da VÁRZEA competir em todos os escalões etários, para tal foi criada a Escolinha de Futebol da Várzea, que criará os futuros escalões de iniciados, juvenis e juniores.  É, por isso, uma das colectividades que mais tem contribuído para a divulgação do nome da Várzea e de Barcelos fora do concelho. Entre as restantes associações e colectividades da freguesia destacam-se a associação NUCAMINHO, que tem nos camionistas do Norte do País a maioria dos seus sócios e é na defesa dos seus direitos e na luta por melhores condições que assenta a sua actividade; o Grupo Coral da Várzea, que dinamiza os actos religiosos; o Grupo de Jovens; as Associações de Pais da E.B. 1 da Várzea e do Jardim-de-Infância.

 

Este é o contexto da existência e de acção da Associação Recreativa e Cultural da Várzea que, para além do que oferece actualmente aos seus associados, atletas, amigos, e todos os que participam e/ou colaboram nas actividades do clube, pretende ser um centro um centro de convívio e amizade, que esperamos venha a crescer de modo a servir melhor a todos.